terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

CHICHÉN ITZÁ, MÉXICO.














































Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã que funcionou como centro político e econômico da civilização maia. 
Chichén Itzá na língua Maya significa "La Ciudad de los Brujos del Agua".  A localização deste importante centro se deve a presença dos grandes cenotes. Chichén Itzá está localizada no leste do estado de Yucatán, distante aproximadamente 80 km da costa caribenha.
A cidade de Chichén Itzá foi abandonada em 670 d.C. e reconstruída 300 anos mais tarde, quando se tornou o centro da cultura maia e a cidade mais importante do nordeste de Yucátan.
El Castillo (Templo de Kukulcán)
O templo de Kukulcán se encontra no centro de Chichén Itzá. O templo possui uma altura de 30 metros, sendo 26 metros de plataformas somadas aos 4 metros do templo que se encontra no topo. O templo é composto por diversas plataformas quadradas, empilhadas uma a uma. Cada lado de pirâmide possui uma escadaria que leva até o templo localizado em seu topo, sendo que cada uma desses escadarias possui 91 degraus. Logo na entrada no templo temos um único degrau, contabilizando no total 365 degraus, representando assim os 365 dias do calendário maia. O fenômeno mais importante que envolve o monumento de El Castillo é altamente controvertido. Todo ano centenas de turistas vão até Chichén Itzá, principalmente na época dos equinócios. Na lateral de suas escadarias, El Castillo possui diversos detalhes triangulares que quando refletidos pela luz do sol em momentos específicos do ano aclaram o desenho de uma serpente. Enquanto alguns entendem que esse fenômeno representa a comemoração de uma nova estação, outros entendem que esse fenômeno fora planejado mas que não simboliza a comemoração de uma data em específico mas apenas um apetrecho arquitetônico. Por último, ainda existem àqueles que entendem que o fenômeno é mera obra do acaso.

 (https://pt.wikipedia.org/wiki/Chich%C3%A9n_Itz%C3%A1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário